Instituto Pensar - Brasil não tem nenhuma universidade entre as 200 melhores, aponta ranking mundial

Brasil não tem nenhuma universidade entre as 200 melhores, aponta ranking mundial

por: Nathalia Bignon


USP é a melhor do Brasil, segundo o ranking (Foto: Divulgação/Agência USP)

Nenhuma universidade brasileira alcançou colocação entre as primeiras 200 melhores instituições de ensino na avaliação de um dos principais rankings de avaliação universitária do mundo, o Times Higher Education. Divulgado nesta quarta-feira (2), o resultado aponta que a maior parte das universidades do país está abaixo do grupo das mil selecionadas.

Melhor colocada do país na lista há pelo menos nove anos, a Universidade de São Paulo (USP), no entanto, subiu da posição 251-300, registrada em 2019, para a de 201-250 (a partir de 200, a colocação é feita em grupos). A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que aparece em seguida, passou da faixa 501-600 para a de 401-500.

Universidades brasileiras

Outras 44 instituições brasileiras que figuram na listagem, no entanto, estacionaram e mantiveram a mesma posição da edição anterior. Além de melhoras na classificação da USP e da Unicamp, as únicas mudanças aconteceram pela entrada de seis instituições na lista de 2020.

Leia também: Educação brasileira no cenário pós-pandemia terá perdas de R$ 4 bilhões no orçamento

Entre as estreantes, apenas a Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi incluída entre as 10 melhores do Brasil. As outras cinco ? Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Federal do Maranhão (UFMA), Federal da Paraíba (UFPB), Federal do Piauí (UFPI) e Federal de Uberlândia (UFU) ? alçaram colocação entre as 1.001+.

Com 52 instituições na listagem, o Brasil é o 6º país mais representado, ficando à frente de países como Itália e Espanha. Os países europeus, porém, emplacam classificações mais altas. Melhor instituição espanhola, a Universidade Pompeu Fabra aparece em 152º lugar. Já a italiana mais bem colocada é a Universidade de Bolonha, na 167ª posição.

Entre as brasileiras listadas, 35 são federais, 11 são estaduais e 6, particulares. Em julho deste ano, uma publicação específica do THE para a América Latina colocou a Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC-Chile) à frente da USP e da Unicamp.

Edição 2020

Este ano, a publicação britânica ampliou a lista de instituições e avaliou 1.527 universidades de 93 países e regiões de todo o mundo. Na edição passada, eram 1.396 instituições de 92 países. Os critérios avaliados incluem ensino, pesquisa, citações, visão internacional e transferência de conhecimento para a indústria como indicadores de desempenho.

No ranking mundial, a instituição chilena aparece atrás das paulistas, na faixa 501-600. Isso acontece porque as análises levam em consideração pesos diferentes para os mesmos critérios, de acordo com o que a publicação acredita ser mais relevante para a regionalidade.

EUA x Reino Unido

Os Estados Unidos dominam a lista das 10 melhores do mundo, mas ficam fora do topo. Assim como na edição passada, o ranking é liderado pela Universidade de Oxford, do Reino Unido. Entre as oito instituições americanas que aparecem no top 10 estão a Universidade Stanford (2º), Universidade Harvard (3º) e o Instituto de Tecnologia da Califórnia (4º).

No que diz respeito às 200 melhores, a maior representação é dos Estados Unidos (59), seguido pelo Reino Unido (29) e Alemanha (21). Pela primeira vez desde que o THE adotou sua metodologia atual para este ranking, em 2011, uma instituição asiática aparece no top 20.

Avanço da China

A Universidade Tsinghua, da China, fica no 20º posto desta edição do ranking.

O país, que na edição anterior ocupava três postos no top 100 do ranking, agora ocupa seis. Além da Universidade Tsinghua, aparecem entre as 100 melhores a Universidade Peking (23º), a Universidade Fudan (70º), a Universidade de Ciência e Tecnologia da China (87º), a Universidade Zhejiang (94º) e a Universidade Shanghai Jiao Tong (100ª).

No total, 16 asiáticas estão no top 100 do ranking ? o maior número de instituições da região desde o início da listagem.

Nesta edição, o THE não disponibilizou um relatório de análise específica sobre o Brasil ou a América Latina.

Com informações do UOL



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: